
O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica. A compreensão do perfil desse público é a condição essencial para prepará-los para os desafios da sociedade.
Essa noção ampliada e plural de juventudes significa, portanto, entender as culturas juvenis em sua singularidade. Significa não apenas compreendê-las como diversas e dinâmicas, como também reconhecer os jovens como participantes ativos das sociedades nas quais estão inseridos, sociedades essas também tão dinâmicas e diversas.
Pensando em tais características pedagógicas e, principalmente, no estudante como um sujeito ativo e protagonista, o CEVD atua da seguinte forma nesse segmento: – (Formação Geral Básica + Itinerários Formativos + Cursos Eletivos + Projeto de Vida).
A carga horária anual do novo Ensino Médio será ampliada de 800 para 1.000 horas, totalizando, ao final dos três anos, 3.000 horas = (1.800 horas dedicadas à Formação Geral Básica + 1.200 horas dedicadas aos Itinerários Formativos).
Formação Geral Básica, o que é ?
A formação geral básica (FGB) é o principal elemento da parte comum do Novo Ensino Médio. Ela é composta por competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são obrigatórias para todas as escolas do Brasil.
NO CEVD, os componentes curriculares básicos e comuns ao ensino médio são: Língua Portuguesa, Arte, Inglês, Espanhol, Educação Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Biologia, Física e Química.
Itinerários Formativos, o que são?
Os Itinerários Formativos são a parte do currículo que visa à consolidação da formação integral, contribuindo para o aprofundamento nas áreas de interesse dos alunos e a sua formação para o mundo social e do trabalho. Os itinerários formativos são compostos por: Trilhas de aprofundamento; Disciplinas Eletivas e Projeto de vida.
Projeto de Vida, o que é?
A abordagem do Projeto de Vida tem como objetivo desenvolver a capacidade do aluno de compreender a si, ao outro e ao mundo, bem como de reconhecer seus objetivos e, a partir deles, tomar decisões e planejar seu futuro.
Cursos Eletivos, o que são?
Os cursos eletivos são componentes curriculares diversificados, que possibilitam aos estudantes enriquecer suas vivências e aprendizagens de acordo com a sua área de interesse, além de ampliar os conteúdos de Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos.
No CEVD o NOVO ENSINO MÉDIO tem como eixo estrutural a área de empreendedorismo e será composta da seguinte forma:
EIXO ESTRUTURAL | ITINERÁRIO FORMATIVO | |
EMPREENDEDORISMO | EMPREENDEDORISMO CRIATIVO |
|
PROJETO DE VIDA |
No CEVD o NOVO ENSINO MÉDIO tem como eixo estrutural a área de empreendedorismo e será composta da seguinte forma:

O empreendedorismo é responsável pelas inovações presentes no mercado. Sem ele, as práticas que se tornam obsoletas não seriam substituídas por novas alternativas mais adequadas, benéficas e funcionais. Não é exagero nenhum dizer que o empreendedorismo é o ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social de um país.
Ao analisar o mercado, podemos perceber que nem todos os serviços, produtos ou métodos de trabalho são eternos, não é mesmo? Há diversos itens que cumprem uma função durante um determinado período e, depois disso, são gradualmente deixados de lado pelo público, que passa a buscar novas soluções. Isso ocorre naturalmente devido às mudanças de contexto cultural, social, econômico e de consumo.
Essa demanda do mercado por opções mais adequadas ao cenário atual alimenta o empreendedorismo, e vice-versa. Da mesma forma, o próprio empreendedorismo alimenta a continuidade da renovação dos movimentos de mercado, fazendo com que haja oportunidades de expansão, evolução e crescimento ininterruptos nas mais variadas indústrias. Ao trazerem inovações a esses segmentos, os empreendedores geram empregos, movimentam a economia e preparam o terreno para o desenvolvimento.
Por fim, os nossos pilares do Novo Ensino Médio são o protagonismo dos estudantes, o desenvolvimento do projeto de vida, a ampliação da carga horária de estudos e a reformulação do ensino tradicional garantindo direitos comuns de aprendizagem.
Os alunos poderão elevar seu repertório sociocultural, viver experiências diferenciadas, alinhar suas escolhas com o seu perfil, além de desenvolver competências do século XXI, tornando-se capazes de tomar decisões com mais autonomia, confiança em relação a si, ao outro e ao mundo, além de um ensino FORTE, ATUAL e EFICIENTE.