A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde ela começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz várias descobertas em todas as áreas do conhecimento. Dentro do processo educativo, é preciso entender o que é brincar e conduzir a criança ludicamente para suas descobertas afetivas, cognitivas, de relação com o outro e com a sociedade. Brincando a criança adquire conhecimento da língua oral, escrita, matemática e muito mais.

A Educação Infantil no JITM, segue os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil”, sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança:

  1. Conviver;

  2. Brincar;

  3. Participar;

  4. Explorar;

  5. Expressar;

  6. Conhecer-se.

Isso é a garantia de qualidade de atendimento, pois eles indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: físicas, cognitivas, ética, estética, afetiva, de relações interpessoais, de inserção social e as especificações de cada um.

Construímos um ambiente escolar onde a criança se sinta segura em seu relacionamento com os educadores, oferecendo condições para que ela participe ativamente, construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.

Reconhecemos assim, o aluno integralmente, promovendo o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Avaliação

Na Educação Infantil a avaliação visa permitir maior ação do professor, dos orientadores pedagógico educacional e também a participação dos pais no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. O instrumento utilizado para o acompanhamento citado é a observação direta do aluno, registrada em fichas individuais expedidas em quatro relatórios bimestrais.